COMPARTILHE NOSSOS POSTS

A REALIDADE DOS FATOS NOTICIAS E INFORMAÇÕES SEJAM NOSSOS SEGUIDORES COMPARTILHE NOSSO BLOG
Powered By Blogger

Seguidores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Inauguração de Joe Biden: reação mundial Líderes de todo o mundo reagem quando a transferência de poder ocorre em Washington, DC.




Compartilhado por Prof.Aciollyentornosul
Inauguração de Joe Biden: reação mundial

Líderes de todo o mundo reagem quando a transferência de poder ocorre em Washington, DC.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faz um discurso após tomar posse como 46º presidente dos EUA na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, DC em 20 de janeiro de 2021 [Jim Bourg / Reuters]
De 
20 de janeiro de 2021
|
Atualizado : 
6 horas atrás



Joe Biden tomou posse como presidente dos Estados Unidos, após sua vitória nas eleições sobre Donald Trump no ano passado.

Aqui estão algumas das respostas globais à transferência de poder de quarta-feira em Washington, DC. Esta lista será atualizada conforme mais reações de líderes de todo o mundo chegarem.
Taiwan

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, tuitou seus parabéns a Biden e Harris e disse que espera trabalhar junto com o novo governo em democracia regional, liberdade, paz e estabilidade.

Bi-khim Hsiao, o embaixador de facto de Taiwan em Washington, tornou-se o primeiro alto funcionário da ilha autogovernada, reivindicada pela China, a participar de uma inauguração presidencial. Ela disse que teve a honra de representar Taiwan no evento.

“Democracia é nossa linguagem comum e liberdade é nosso objetivo comum”, disse ela em um pequeno vídeo postado no Twitter. “Estou ansioso para trabalhar com o próximo governo no avanço de nossos valores e interesses mútuos.”






Japão

O primeiro-ministro Yoshihide Suga tweetou seus parabéns ao novo presidente e sua vice-presidente Kamala Harris em inglês e japonês.


“Japão e Estados Unidos são aliados firmemente ligados por laços e valores universais compartilhados”, escreveu Suga. “Estou ansioso para trabalhar com você e sua equipe para reforçar nossa aliança e realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.”
Reino Unido

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que espera trabalhar com o próximo presidente.

“Estou ansioso para trabalhar com ele [Biden] e com sua nova administração, fortalecendo a parceria entre nossos países e trabalhando em nossas prioridades comuns, desde o combate à mudança climática, reconstruindo melhor da pandemia e fortalecendo nossa segurança transatlântica”, Johnson disse.Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson [Jeff Overs / BBC / Folheto / Reuters]
Catar

O emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani enviou um cabograma de parabéns a Biden por ocasião da prestação do juramento de Biden, desejando-lhe sucesso em suas funções e prometendo amizade e cooperação estratégica entre os dois países em seu futuro desenvolvimento e crescimento.
Alemanha

Em uma declaração em vídeo, o presidente Frank-Walter Steinmeier disse que Biden assumir o comando foi um “bom dia para a democracia”.

“Nos Estados Unidos da América, ela [a democracia] enfrentou enormes desafios - e resistiu. Apesar das tentativas de dilacerar o tecido institucional da América, os trabalhadores eleitorais e governadores, o judiciário e o Congresso se mostraram fortes ”, disse ele.
União Européia


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os EUA estão “de volta”.


“A Europa está pronta. Para se reconectar com um parceiro antigo e confiável ”, escreveu ela no Twitter.













Paquistão

O primeiro-ministro Imran Khan no Twitter disse que espera trabalhar com o recém-eleito Biden “na construção de uma parceria mais forte entre o Paquistão e os EUA”.








Itália

O primeiro-ministro Giuseppe Conte disse que está "ansioso" para trabalhar com a presidência de Biden.


“Temos uma agenda comum forte, que vai desde o multilateralismo efetivo que ambos queremos ver até a mudança climática, transição verde e digital e inclusão social”, disse Conte.
China

A mídia local e estatal da China, Xinhua, escreveu um editorial saudando o fim do mandato de Trump, dizendo “boa viagem para a atual administração dos EUA e sua loucura final”.








Vaticano

O Papa Francisco disse a Biden que estava orando para que Deus guiasse seus esforços para trazer a reconciliação nos Estados Unidos e entre as nações do mundo.

Em uma mensagem enviada logo após o segundo presidente católico dos Estados Unidos tomar posse, Francisco também disse que espera que Biden trabalhe por uma sociedade marcada pela verdadeira justiça, liberdade e respeito pelos direitos e dignidade de cada pessoa, especialmente dos pobres, vulneráveis ​​e aqueles sem voz.
Irã

O presidente Hassan Rouhani saudou a saída do "tirano" Trump, que em 2018 impôs sanções punitivas contra o Irã após a decisão unilateral de Washington de se retirar de um acordo nuclear histórico assinado entre Teerã e potências mundiais em 2015.


“A era de um tirano chegou ao fim e hoje é o último dia de seu reinado sinistro”, disse Rouhani.

“Esperamos [que o governo Biden] volte às leis e aos compromissos e tente nos próximos quatro anos, se puderem, remover as manchas dos últimos quatro anos.”

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, pediu uma ação e "não apenas palavras" logo após Biden tomar posse.

“O mundo sabe que apenas os EUA podem se consertar - na prática; não apenas palavras ”, disse Khatibzadeh em um post no Twitter.
Canadá

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, parabenizou Biden e a vice-presidente Kamala Harris e disse que estava “ansioso para continuar esta parceria”.








NATO


A Otan disse que espera aumentar os laços transatlânticos sob Biden.

“Estamos ansiosos para trabalhar com o presidente eleito Joe Biden para fortalecer ainda mais os laços entre os Estados Unidos e a Europa, pois enfrentamos desafios globais que nenhum de nós pode enfrentar sozinho”, escreveu o chefe da aliança militar, Jens Stoltenberg, no Twitter.
Rússia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia buscará "boas relações com os Estados Unidos", mas se este último trabalhará ou não para o mesmo objetivo "dependerá de Biden e sua equipe".

Peskov disse que o presidente Vladimir Putin tem “consistentemente” defendido a preservação de um tratado de armas nucleares histórico e agora cabe a Washington preservar o pacto.Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov [Arquivo: Evgenia Novozhenina / Reuters]
França

O presidente francês Emmanuel Macron elogiou a decisão do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de retornar ao acordo climático do Acordo de Paris, dizendo-lhe "bem-vindo de volta" em uma mensagem de parabéns após sua posse.

“Muitas felicidades neste dia tão importante para o povo americano!” Macron tuitou em inglês.













"Estamos juntos. Estaremos mais fortes para enfrentar os desafios do nosso tempo. Mais forte para construir nosso futuro. Mais forte para proteger nosso planeta. Bem-vindo de volta ao Acordo de Paris! ”

O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, disse que os compromissos de Biden de voltar à Organização Mundial da Saúde (OMS) - que lidera a resposta global à pandemia COVID-19 - e o tratado climático de Paris são "extremamente importantes" após a saída de Trump deles.

“Estamos impacientes para construir com o presidente Biden um relacionamento forte, útil e renovado”, disse Attal após uma reunião de gabinete. “Temos objetivos e desafios colossais para enfrentarmos juntos.”
Índia

O primeiro-ministro Narendra Modi parabenizou Biden e disse no Twitter que os EUA e a Índia “permanecem unidos e resilientes para enfrentar os desafios comuns e promover a paz e a segurança globais”.








Palestina


O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, disse: “Não há remorsos pela saída de Trump, já que ele foi a maior fonte e patrocinador da injustiça, violência e extremismo no mundo e parceiro direto da ocupação israelense na agressão contra nosso povo. ”

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve reverter o curso das políticas equivocadas e injustas contra nosso povo e lançar as bases para a segurança e estabilidade na região.”
Bielo-Rússia

“Parabéns Joe Biden e Kamala Harris! Os melhores votos em seu trabalho em nome de todas as pessoas dos Estados Unidos. Estou ansioso para trabalhar com você no desenvolvimento das relações entre a Bielo-Rússia e os EUA! ”, Postou a líder da oposição exilada Svetlana Tikhanovskaya no Twitter.
Espanha

O porta-voz do primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez disse: “A vitória de Biden representa a vitória da democracia sobre a extrema direita.

“Cinco anos atrás, acreditávamos sem [dúvida] que Trump era uma piada de mau gosto. Cinco anos depois, percebemos que ele colocou em risco a democracia mais poderosa do mundo. ”
Grécia

O primeiro-ministro grego disse que espera fortalecer ainda mais os laços entre a Grécia e os EUA com "um sentimento de otimismo renovado".









México

O presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, disse que compartilhava das prioridades de política de Joe Biden e lhe desejava sucesso antes de sua posse.

“Eu concordo com suas três abordagens principais… [combater a] pandemia, reativação econômica e migração. E, claro, desejar que o presidente Biden se dê muito bem em seu governo ”, disse aos jornalistas.Lopez Obrador acrescentou que espera uma cerimônia de inauguração tranquila e pacífica para o Democrata [Arquivo: Presidência do México / Folheto via Reuters]
Portugal

O primeiro-ministro Antonio Costa disse no Twitter que seu governo estava pronto para trabalhar com Biden desde o “primeiro dia”.








Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu a Biden que "fortaleça" uma aliança de longa data entre os dois países, em parte para enfrentar a "ameaça" representada pelo Irã.


“Estou ansioso para trabalhar com vocês para fortalecer ainda mais a aliança EUA-Israel, para continuar a expandir a paz entre Israel e o mundo árabe e para enfrentar desafios comuns, o principal entre eles a ameaça representada pelo Irã”, disse Netanyahu em um vídeo parabenizando Biden .
FONTE : AL JAZEERA E AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário